Notícia
ENCONTRO DE AUSCULTAÇÃO PÚBLICA DO PROJECTO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO HUAMBO
A Magnífica Reitora da UJES, Vice-Reitor para os Assuntos Académicos, Decanos da Faculdade de Direito e da Faculdade de Economia e Directores dos Gabinetes de apoio a Reitoria receberam hoje (11/06/2024) a Delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) no Encontro de Auscultação Pública do Projecto do Campus Universitário do Huambo.
Pela delegação vinda de Luanda estiveram presentes o Sr. Hugo Brandão, representante da Empresa QGMI, empresa proponente do projecto, Eng. Civil Estevão Carlos, coordenador da engenharia pela Empresa QGMI, Eng. Civil Victor Pereira, representante do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do MESCTI, Sra. Manuela Gonçalves, pelas empresas RINA e Holísticos, responsáveis pelo Estudo de Avaliação de Impacte Ambiental (EAIA) e membros da Administração Municipal do Huambo, nomeadamente Sra. Anabela de Jesus, em representação ao Administrador do Município do Huambo, Sr. Justino Dias Wanda e Sr. Anderson Gonçalves.
A referida delegação informou que a área de implantação do projecto será de 12 hectares (120 000 m2), dos quais 35 000 m2 de construção. Esta área de construção contemplará 12 edifícios, que albergará a Faculdade de Engenharia, a Faculdade de Economia, a Faculdade de Direito, o Instituto Politécnico, a Reitoria e diversos laboratórios.
O campus universitário permitirá a inscrição de até, aproximadamente, 10 000 estudantes, dos 8 000 que a actual instalação da UJES alberga.
Este encontro de auscultação insere-se na 2ª fase do projecto, o EAIA. A primeira fase foi de elaboração do projecto arquitetónico. Todas estas acções são preliminares para a captação de financiamento. Ainda não há previsões de início da execução da obra, mas espera-se que o mesmo seja implementado durante 36 meses. Após o encontro, seguiu-se uma visita de campo as instalações das Faculdades desta Universidade, bem como ao terreno do Cambiote.
Finalmente, espera-se que a execução deste projecto traga uma mais-valia na maior Instituição de Ensino Superior da Província, além de durante a sua implantação dar um impulso social através de criação de postos de empregos no seio da comunidade local ligados ao ramo da construção.
Além da contratação da mão de obra local, durante a implementação do projecto, espera-se a implementação de um programa de estágios ou visitas de campo por parte de estudantes finalistas dos cursos afins.