ESTUDANTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS INTEGRA O GRUPO DE INVESTIGADORES DE UMA EXPEDIÇÃO DO THE NATIONAL GEOGRAPHIC NO OKAVANGO - UJES


    

Home > Universidade > Notícia > ESTUDANTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA ...

Notícia

ESTUDANTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS INTEGRA O GRUPO DE INVESTIGADORES DE UMA EXPEDIÇÃO DO THE NATIONAL GEOGRAPHIC NO OKAVANGO

Resumo

Great Spine of África Expeditions [Expedições Grande Espinha dorsal de África]:

Raquel de Jesus Okavango
Raquel de Jesus Okavango

O jovem estudante finalista do Curso de Engenharia Florestal ministrado pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) de 31 anos de idade Raquel de Jesus João, que actualmente também é funcionário afecto ao Departamento de Ambiente da Organização Não Governamental The Halo Trust – Angola, participou na Great Spine of África Expeditions [Expedições Grande Espinha dorsal de África] - "By the wilderness Project" [“Pelo Projeto Natureza Selvagem”], de 14 de Outubro a 5 de Novembro de 2024.

Dada a sua aplicação e foco ao trabalho, o jovem foi seleccionado para participar da expedição de investigação científica nas nascentes do rio Cuanavale e do rio Tempue (província do Moxico), no leste de Angola. Esta expedição é parte importante do projecto Wild Bird Trust, que é uma iniciativa conjunta entre a The National Geographic e a The Halo Trust- Angola.

Durante a expedição, Raquel, que é um dos dois angolanos participantes, integrou uma equipa composta por 6 pesquisadores, dos quais 4 estrangeiros. De realçar que o outro integrante angolano é o Engenheiro Florestal João Gomes, igualmente formado pela FCA-UJES.

A pesquisa considerou o papel vital da vegetação e das nascentes na manutenção dos caudais dos rios (no Delta do Okavango), que são muito valiosos para as comunidades rurais e sub-urbanas e para importantes ecossistemas terrestres da África Austral.

Durante a navegação pelos leitos dos rios, a equipa desenhou transectos (10km x 10km), onde foram extraídas amostras para análise da qualidade, velocidade e profundidade da água.

Com auxílio de drones foram registadas ocorrências de aves, animais aquáticos (jacaré, hipopótamos), antílopes, entre outros.

De realçar que o jovem está preparando sua monografia nas matérias de mapeamento de zonas de turfeiras na Sub-bacia do Alto Cuito.

Bem-haja aos nossos jovens estudante Raquel de Jesus e Engenheiro João Gomes!

Bem-haja a investigação científica em Angola!