Notícia
II.º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO TECNÓLOGICA DO IP
Resumo
Segundo Simpósio Internacional de Ciência e Inovação Tecnológica do Instituto Politécnico
- Extensão
Categorias

O Segundo Simpósio Internacional de Ciência e Inovação Tecnológica do Instituto Politécnico (IP) da Universidade José Eduardo dos santos (UJES), foi realizado de 18 a 19 de Março de 2025, no Auditório do Instituto Politécnico, na cidade de Huambo, República de Angola, sob o lema “Ciência e Inovação Rumo ao Desenvolvimento Sustentável”.
Este Segundo Simpósio Internacional teve como objectivos: promover o intercâmbio de conhecimento científico e tecnológico entre pesquisadores e estudantes; apresentar projectos e estudos inovadores desenvolvidos nas áreas de engenharias, tecnologias, ciências jurídicas, econômicas, agrárias, sociais e da saúde; fomentar parcerias entre instituições acadêmicas e o sector produtivo; Incentivar a pesquisa e a inovação como motores do progresso sustentável.
O Segundo Simpósio Internacional de Ciência e Inovação Tecnológica do Instituto Politécnico da UJES compreendeu uma cerimónia de abertura, uma cerimónia de encerramento, oito painéis temáticos, uma conferencia inaugural sob responsabilidade do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Sr. Eduardo Cayangula, sob o tema foi Investimentos na formação dos profissionais de enfermagem em Angola: Impacto e Resultados.
• Painel I – Desenvolvimento de Competências Digitais para o Século XXI: O Papel do Educomunicação, na formação de Profissionais Críticos e Reflexivos na Educação Superior;
• Painel II – Competências Digitais como Suporte Transformador na Gestão de Comunicação Governamental;
• Painel III – A Psicologia Positiva para Chegar a Populações Vulneráveis em meio da Virtualidade;
• Painel IV – O Manejo das Emoções na Inteligência Artificial;
• Painel V – Derrubando Barreiras para uma Educação Inclusiva;
• Painel VI – Valorização da Gestão Ambiental na Exploração do Calcário e seu Impacto na Comunidade do Sumbe;
• Painel VII – Fake News e Redes Sociais: O Impacto da Desinformação na Construção de Identidades Culturais e Políticas a Nível Global;
• Painel VIII – Neuroeconomia e Marketing Emocional.
No total, participaram do Simpósio cerca 669 pessoas, numa média de 450 participantes por dia. Destaca-se a presença de 95 prelectores nacionais e internacionais. Foram publicados 95 artigos científicos nas diversas áreas do saber. Prestigiaram esse magno evento distintas individualidades entre as quais destacamos a presença da Magnífica Reitora da UJES, Professora Doutora Virginia Lacerda Quartim, dos vice-reitores da UJES, presidentes e vices presidentes das distintas Instituições publicas e privadas sedeadas na província do Huambo, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiro em Angola, Sua Excia. Reverendíssima Dom Zeferino Zeca Martins, Arcebispo da Arquidiocese do Huambo; Sub-Procurador Geral Titular da Província do Huambo; Órgãos de Comunicação Social, membros do governo provincial, autoridades tradicionais, entidades militares e para limitares, docentes, pesquisadores, estudantes e representantes de diversas instituições parceiras.
A cerimónia de abertura, que teve início às 13h30 do dia 18 de março de 2025, foi presidida por sua Excelência António Sapalo Moisés Dala, Director do Gabinete Provincial para Desenvolvimento integrado, em representação de sua Excelência Engenheiro Pereira Alfredo - Governador da província do Huambo.
Constituíram igualmente a mesa de presidium a Magnifica Reitora da Universidade José Eduardo dos Santos - Professora Doutora Virgínia Lacerda Quartin e pelo Director Geral do Instituto Politécnico da UJES – Professor Doutor Herculano Salvador João.
No primeiro momento, já no uso da palavra, a Magnifica Reitora saudou os presentes no auditório e disse que o segundo simpósio Internacional de Ciência e Inovação Tecnológica, dele sairia contributos para a ciência, em seguida felicitou o Director do IP e a sua equipe pela organização e divulgação do evento, realçando que o IP ministra diversos cursos a nível de licenciatura, especialização e mestrado, que ajudarão na formação de quadros, para desenvolver o país e em particular a Província do Huambo.
Após as palavras de boas-vindas, o presidente do acto saudou a iniciativa, afirmando que o lema do evento se enquadra nos pilares que sustentam o ensino superior, designadamente, investigação, ensino e extensão universitária. Apelou aos presentes para a contínua pesquisa aliada ao desenvolvimento tecnológico. Salientou ainda que a Universidade é o lugar onde cada um dos componentes tem a sua responsabilidade e que apresenta um trio entre as empresas que actuam no gerenciamento da economia e o Governo que actua na garantia da estabilidade, na interacção de todo o processo, ao passo que a Universidade actua como pilar do conhecimento técnico, científico e na competição com outras instituições a nível de conhecimento. Concluiu que a Universidade é o sector mais importante de um país. Com estas palavras considerou-se aberto o Segundo Simpósio Internacional de Ciência e Inovação Tecnológica.
A seguir teve início a conferencia inaugural, na qual o prelector destacou o papel dos enfermeiros na assistência e cuidado aos pacientes, apresentou alguns desafios que os profissionais de saúde enfrentam no exercício da sua profissão, também destacou o papel das universidades na formação contínua dos profissionais da saúde e apelou para mais investimentos e maior valorização destes profissionais.
Quanto a programação e painéis, o Anfiteatro acolheu o eixo temático de Ciências Pedagógicas, Ciências Humanas e da Saúde. A Sala C7 acolheu os eixos de Tecnologias, Ciências Naturais, Matemática e Ciências Sociais. A Sala C8 acolheu os eixos de Engenharias e Arquitectura, Ciências Jurídicas, Económicas, Ciências Agrárias e Veterinárias.
Os participantes puderam assistir a conferências e debates sobre temas actuais e relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico. O evento contou ainda com apresentações de trabalhos acadêmicos e mesas-redondas conduzidas por especialistas nacionais e internacionais.
O evento foi realizado de forma híbrida, permitindo a participação tanto presencial quanto online. Foram disponibilizados links de acesso às salas virtuais para os participantes que acompanharam remotamente.