A Faculdade de Medicina (FM) é uma Unidade orgânica da Universidade José Eduardo dos Santos, criada à luz da Resolução nº 4/07 de 02 de Fevereiro do Conselho de Ministros, publicado no Diário da República nº 87, I Série, Artigo 14, Secção 5 de Maio de 2009; foi inaugurada no dia 26 de Agosto de 2008, no âmbito da visita do então Presidente da República, Eng.º José Eduardo dos Santos. É, portanto, fruto da sábia implementação das estratégias do Governo de Angola que, não obstante as conquistas alcançadas desde a Independência Nacional, tinha a melhoria da qualidade e expansão do Subsistema do Ensino Superior como um imperativo.
Com base em três eixos (ensino, pesquisa e extensão), tem a missão de formar profissionais médicos da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar valores, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento da região.
Esta Faculdade tem acordo de cooperação com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal) e a Universidade de Barcelona (Espanha), no âmbito da formação contínua.