Notícia
VISITA DA DELEGAÇÃO FRANCESA À UJES REFORÇA PARCERIAS ACADÉMICAS E CIENTÍFICAS

A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) teve a honra de receber, entre os dias 26 e 29 de março de 2025, uma delegação da Universidade Veterinária de Lyon (UVL), França. A visita teve como objetivo o fortalecimento dos laços académicos e científicos, bem como o desenvolvimento da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da UJES.
Durante a visita, a delegação participou de diversos encontros e actividades:
- 27 de março: Recepção oficial pela Magnífica Reitora da UJES, Prof. Doutora Virgínia Quartin; encontro com o Vice-Governador da Província do Huambo, Angelino Elavoco; visita à FMV, incluindo apresentações dos departamentos e do Centro de Ensino e Pesquisa em Tecnologia Alimentar (CEPTA).
- 28 de março: Reunião técnica na FMV, apresentação dos resultados da missão e visita à Fábrica de Vacinas do Huambo, assim como ao escombro do Hospital Veterinário da FMV.
A visita contou ainda com uma audiência entre o Vice-Governador para o sector político, social e económico da Província do Huambo, Angelino Elavoco, e a Diretora-Geral da UVL, Mireille Bossy. Durante o encontro, foi apresentado o plano de parceria e cooperação académica para a formação de quadros na área da medicina veterinária. O governo provincial manifestou total apoio à iniciativa, destacando a importância da província do Huambo no sector agropecuário nacional, devido à sua localização estratégica, recursos hídricos abundantes e potencial em formação e investigação.
A Diretora-Geral da UVL ressaltou que a cooperação surge em resposta ao pedido do Presidente da República de Angola, durante sua visita oficial à França, para o fortalecimento do ensino superior, com ênfase no sector agropecuário. O projecto inicial inclui a formação de veterinários para actuação directa no campo e o estabelecimento de um centro hospitalar universitário.
A Magnífica Reitora da UJES, enalteceu a colaboração, destacando o envolvimento de estudantes da UJES e da UVL, bem como de empresários do sector e comunidades rurais. Espera-se que o resultado desse diagnóstico sirva para estruturar e fortalecer o sector agropecuário em Angola, onde a UJES, única instituição pública do país com FMV, desempenha um papel fundamental.
Essa visita reafirma o compromisso da UJES com a internacionalização académica e a busca por parcerias que contribuam para o desenvolvimento da educação e da ciência em Angola.