Notícia
VISITA DO NOVO GOVERNADOR À UNIVERSIDADE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS
Hoje, 26 de setembro de 2024, sob liderança da sua Reitora, Prof. Doutora Virgínia Quartim, a Universidade José Eduardo dos Santos teve a honra de receber nas suas instalações o novo Governador da Província do Huambo, Doutor Pereira Alfredo!
Durante o dia que antecede a Conferência Científica Huambo 112 Anos de Potencialidade a Potência: Os Caminhos para o Desenvolvimento, a ser organizado pela UJES e a ter lugar nesta cidade, o Governador e sua comissão efectuaram visitas de constatação das Unidades Orgânicas (UO) de gestão e de ensino e investigação desta Universidade, nomeadamente: Reitoria (UO de gestão), Faculdade de Ciências Agrárias, Faculdade de Direito, Faculdade de Economia, Faculdade de Medicina e Instituto Politécnico. Por razões de agenda, a Faculdade de Medicina Veterinária será visitada em breve.
Numa nota publicada pelo Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial do Huambo (GPH) lê-se que no final da jornada de trabalho, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, reconheceu os passos substantivos que têm sido dados em vários domínios pela UJES, apesar de algumas infraestruturas carecerem de reapetrechamento e recuperação, para ajustá-los às exigências actuais.
Uma das preocupações levantadas e que já foi superiormente orientada, é a transferência da actual Faculdade de Economia para outras instalações, dado o seu elevado estado actual de degradação, e projectar a sua reabilitação futura, disse Pereira Alfredo, que assegurou continuar a advogar junto das estruturas centrais.
O Governador fez saber que o GPH quer contar com o contributo do capital humano formado pela UJES, nas suas políticas de promoção de desenvolvimento da região.
Por sua vez, a Reitora enalteceu a iniciativa do Governador, fez saber que para o ano lectivo 2024/2025, a instituição conta com um universo estudantil de cerca de 9.000 estudantes, tendo apelado a dedicação dos mesmos, do corpo docente e os demais intervenientes no processo de ensino e investigação.
Estas sinergias contribuirão para fortalecer o papel da UJES no progresso da Província e do País.